Retrospectiva

2018

O tema do ano de 2018 e da VII Jornada do Geali foi “Relações de gênero na linguagem: a prática em sala de aula”.  A Jornada aconteceu nos dias 7 e 13  de dezembro de 2018 e nossas convidadas foram: Prof Duda Salabert que compartilhou conosco sua palestra sobre: “Questões de gênero e linguagem : Como abordar a diversidade e direitos humanos em sala de aula” e a  Prof. Dr. Paula Ribeiro (FURG), que ministrou um minicurso sobre: “Formação de professores: pedagogias dos corpos, dos gêneros e das sexualidades”. O evento contou também com apresentação do Coral IFMG

Dia 7 de dezembro- Minicurso com Prof. Dra. Paula Ribeiro (FURG) e apresentação do Coral IFMG.

Dia 13 de dezembro-  Palestra com Prof. Duda Salabert 

2017

O tema do ano de 2017 e da VI Jornada do Geali foi “Gênero e Raça, no ensino”.  A Jornada aconteceu dia 30 de novembro de 2017 e nossas convidadas foram: Helen Ramos Jardim (IFMG) que compartilhou conosco os resultados da pesquisa sobre relações de gênero no IFMG-Ouro Preto; o pesquisador Prof. Dr. Felipe Fernandes (UFBA), cujo tema da palestra foi “Gênero e diversidade: um debate na sala de aula”. Na parte da tarde, recebemos a Prof. Dra. Aparecida de Jesus Ferreira (UEPG) que palestrou sobre “Narrativas autobiográficas: o debate das questões raciais na sala de aula”.

 

2016

No ano de 2016, a temática escolhida foi “Literatura Afro-Brasileira: Práticas no Ensino Médio”, com a participação das poetas Miriam Alves (São Paulo) e Cristiane Sobral (Brasília- DF). Estiveram presentes os seguintes pesquisadores: Prof. Dr. Eduardo de Assis Duarte (UFMG) e a Prof. Mestra Franciane Conceição da Silva (PUC-MG).

 

2015

Em 2015, o grupo sentiu necessidade de aprofundar os estudos relativos ao ENEM. Este foi, portanto, o tema da IV Jornada do GEALI: “O ENEM e o ensino de Língua Portuguesa”, ocorrido em 11 de novembro de 2015. Para palestrar, estiveram presentes o Prof. Dr. Luiz Antônio dos Prazeres (UFOP) e a Prof. Mestra Beatriz Marini Gomes Neta (Rede Municipal de Ensino de Mariana ).

Os comentários estão desativados.